quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Igreja da Sé-Catedral Metropolitana


A Catedral da Sé, foi contruída durante o século XVII, em estilo barroco, seu altar-mor foi tombado pelo Patrimônio Histórico,Catedral Metropolitana, também chamada de Igreja da Sé, esta igreja é um dos monumentos históricos mais antigos de São Luís. O início da construção foi motivado por uma peste que assolava a população na época. Foi quando, em 1619, o terceiro capitão-mor Diogo Machado da Costa, com o intuito de reforçar a fé dos atingidos pela varíola, mandou, com seus próprios recursos, erigir a igreja que daria origem à atual catedral metropolitana. Terminada a construção, foi inaugurada no ano de 1622, por Diogo Machado da Costa, marcando com isso o final de seu mandato. Em 1 de julho 1687, a Câmara deu licença para que fosse construída uma nova igreja e, no ano de 1690, foi iniciada a nova Sé. Findada a construção, foi inaugurada pelo bispo diocesano D. Timóteo Sacramento, em 30 de julho de 1699. Mas, devido à fragilidade da construção, a igreja desmoronou em 1761. A Sé antiga teve determinada a sua demolição, através da carta-régia de 11 de julho do mesmo ano. A Igreja, depois das numerosíssimas transformações internas e externas que recebeu ao longo de três séculos, apresenta, exteriormente, o aspecto que lhe deu a reforma realizada em 1922, pelo bispo D. Helvécio Gomes de Oliveira.
A Catedral Metropolitana de São Luis foi construída pelos portugueses, no séc. XVII e tem seu altar-mor tombado pelo Patrimônio Histórico.
Junto a igreja foi construído o Colégio de Nossa Senhora da Luz, no ano de 1627. Abandonado em 1850, por encontrar-se em ruínas, teve sua reedificação iniciada no ano de 1869, servindo como sede para o Palácio Episcopal. Sua planta possui forma de cruz latina e em sua ornamentação predomina a cor dourada sobre um fundo azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário